Claustrofobia e crises de ansiedade são os principais medos dos pacientes.
A ressonância magnética é um dos exames mais avançados de diagnóstico por imagens e pode ajudar a identificar os mais diversos tipos de enfermidade. Porém muitas pessoas ainda têm medo de realiza-la e se preocupam com possíveis crises de ansiedade em lugares fechados ou claustrofobia. A Diffusion Medicina Diagnóstica, dá algumas dicas para que você possa realizar o exame sem medo.
Tire suas dúvidas com nossa central de atendimento
1. Entenda o exame e tire as dúvidas.
Converse com seu médico sobre como será o procedimento e pergunte tudo o que precisar saber com antecedência, para evitar a ansiedade.
2. Saiba que você estará acompanhado.
Durante todo o exame o paciente é acompanhado por um médico, enfermeiros e técnicos de radiologia. Em alguns casos um acompanhante também pode permanecer na sala com o paciente.
3. Você estará em um ambiente tranquilo.
Relaxar é o melhor remédio. “Entre outras medidas para gerar maior conforto, nós possibilitamos que, para os exames de ressonância magnética, os pacientes coloquem uma venda nos olhos.
4. Fique confortável.
Escolha uma posição na qual você vai se sentir mais à vontade durante todo o tempo de exame. Algumas posições ajudam quem tem claustrofobia, como as que permitem que o paciente veja a abertura do aparelho.
5. Evite o pânico.
Outra forma de reduzir a claustrofobia é colocar primeiro os pés do paciente em vez da cabeça no aparelho de ressonância. Isso é possível no exame de algumas regiões do corpo, como os tornozelos, joelhos, quadris, pelve e abdome, entre outros. Poder ver o lado de fora faz toda a diferença nesses casos.