O que é e para que serve a Tomografia do Crânio
Doenças e patologias diagnosticadas pela Tomografia do Crânio
A tomografia computorizada do crânio serve para auxiliar o médico no diagnóstico de diversas patologias ou doenças. Como exemplos, podemos destacar:
- Acidentes Vasculares;
- Aneurismas Cerebrais;
- Doença de Alzheimer;
- Doença de Parkinson;
- Esclerose Múltipla;
- Epilepsia;
- Hidrocefalia;
- Meningite;
- Tumores no Cérebro;
- Traumatismos Cranianos.
Como funciona a Tomografia Computadorizada do Crânio
Antes de iniciar o exame, solicita-se ao paciente que substitua a sua roupa por uma bata e que retire todos os objetos metálicos de que é portador, nomeadamente, o relógio e acessórios em geral.
Para realizar-se o exame, o doente é colocado de barriga para cima na mesa que irá deslizar para o interior do aparelho de TC.
Durante a execução da TC, o doente receberá instruções do técnico de Radiologia responsável via intercomunicador.
O paciente deve manter-se em repouso absoluto durante o exame. Tal como acontece quando tiramos uma fotografia, a imagem pode ficar “tremida” se existir movimento no momento em que ocorre a aquisição da imagem.
Tomografia do Crânio com contraste
Na tomografia computorizada do crânio com contraste, é avaliado o comportamento vascular das estruturas do cérebro.
O produto de contraste iodado é administrado via endovenosa e ampliam o contraste entre as estruturas com diferentes fluxos sanguíneos, evidenciando estruturas hipervascularizadas, como por exemplo tumores ou inflamações.
Preparação para o exame e recomendações
A tomografia computadorizada de crânio só exige preparo quando precisar de contraste. No caso da realização do exame com uso do contraste, o paciente deve planejar um jejum de pelo menos quatro horas antes do exame.
É importante salientar que para pacientes com menos de 18 anos, o exame deve ser realizado mediante a presença de um acompanhante adulto.
Suspensão de medicamentos
Caso o paciente seja diabético e utilize as medicações abaixo relacionadas, deverá suspender seu uso, 48 antes e 48 horas após o exame, com a autorização do médico solicitante:
- Amoxefeno;
- Avandamet;
- Azucon;
- Diaformin;
- Dimefor;
- Formet;
- Glicofage;
- Glifage;
- Glipemil;
- Glucobay;
- Glucoformin;
- Glucophage;
- Glucovance;
- Janomet;
- Meguanin;
- Metformina;
- Staform;
- Starform.
Quando há necessidade de exames laboratoriais
Caso o paciente tenha exames laboratoriais para realizar, eles deverão ser colhidos antes ou após 72 horas da realização desse exame.