Muitas mulheres acreditam que o autoexame das mamas através do tato é suficiente, mas segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o autoexame não substitui a mamografia.
Só a Mamografia permite que sejam detectadas alterações antes mesmo de serem percebidas pelo tato.
Como funciona?
A mamografia funciona como a radiografia da mama, capaz de detectar tumores que nem as mulheres nem os médicos conseguem perceber. São os chamados tumores impalpáveis, geralmente menos agressivos e com chances de cura quando diagnosticados e tratados de forma adequada.
Durante a Mamografia, um técnico especialmente qualificado posicionará as mamas em uma plataforma especial e esta será comprimida, gradualmente, por uma placa transparente e haverá exposição a raios X.
Com que frequência deve ser feita a mamografia?
Anualmente a partir dos 40 anos e não há idade limite para parar. Ou seja, se uma mulher de 86 anos está apta a ir ao consultório do médico e realizar exames de rotina, a mamografia deve estar entre eles.
Sinais de alerta:
Como se preparar para o exame de mamografia digital.
– Procure realizar o exame uma semana após a menstruação, para evitar dores devido às alterações hormonais;
– Use uma roupa de duas peças, para facilitar o manuseio;
– Não use desodorante, talco, perfume, cremes nas mamas ou axilas no dia do exame, pois essas substâncias podem deixar resíduos que interferem nos resultados;
– Informe o técnico se já fez cirurgias ou biópsias, se usa silicone, se está amamentando ou se suspeita que esteja grávida.